Mas você sabe quem foi Che Guevara?

Eu não sou nenhuma professora ou graduada em história, isso vocês já devem saber, mas sou uma pessoa muito curiosa. Tive uma dificuldade imensa em encontrar informações sobre Che Guevara que fossem imparciais. Quando se trata de temas pertinentes e que envolvem uma clara questão política é complicado encontrar uma fonte que não acabe por ponderar para um dos lados. Dessa forma, conclui que a melhor fonte de informações sobre o assunto seria ninguém mais, ninguém menos, que a Inteligência Artificial. Por meio dessa postagem eu vou te resumir o que descobri sobre quem foi e o que fez essa importante figura histórica. Tentarei ao máximo ser imparcial, baseado no que a IA me contou e apresentarei suas fontes. Logo depois, se você tiver interesse, darei um pouco do meu ponto de vista sobre o assunto.



Em 1928, nasceu Ernesto “Che” Guevara na Argentina. Ele começou a faculdade de Medicina na Universidade de Buenos Aires e após um tempo trancou a faculdade para viajar. Em suas aventuras, conheceu todos os tipos de pessoas de diferentes classes e etnias ao redor da América Latina. Na verdade, percorreu sua jornada de bicicleta e pegando carona com estranhos. De frente a diferentes realidades, Guevara progressivamente se alinhou ao pensamento de Karl Marx e decidiu que queria ajudar a sociedade de alguma forma. Assim, voltou para Argentina e concluiu o curso de medicina, atuando como médico por um curto período. Porém, com o tempo descobriu que não era dessa forma que queria contribuir com a humanidade, então começou a atuar diretamente na política revolucionária.

Em 1955, no México, conheceu o exilado Fidel Castro, com quem firmou fortes relações e, com apoio popular, em 1956, iniciou a Revolução Cubana. Na época, com o apoio desgastado dos Estados Unidos, Cuba estava sobre o comando do ditador Fulgencio Batista. Por meio da revolta, o governo foi derrubado e Castro chegou ao poder, perdendo apoio dos americanos e estreitando relações com a União Soviética. 

Após o fato, Che Guevara ocupou diferentes cargos no país e difundiu o socialismo pela América Latina e África, até ser assassinado em 1967, na Bolívia.

Inclusive, foi enterrado no país, onde era venerado por muitos. Assim, o corpo do argentino foi secretamente tirado do país pelo exército e ficou desaparecido por 30 anos, até que, em 1997, antropólogos o localizaram em uma vala e o transportaram para Cuba, onde foi enterrado com honras.

Afinal, Che Guevara é uma figura que gerou e ainda gera muitas polêmicas. Um dos motivos é a suposta criação de campos de concentração por parte dele. Porém, não há nenhum registro histórico sobre isso. De fato, houveram campos de tortura em Cuba, mas quando o argentino não estava mais no país. Na verdade, ele estava envolvido no processo de repressão do antigo regime, mas somente isso.

Há também pessoas que o acusam por discursos racistas. De fato, Guevara tem escritos de ódio contra pessoas negras e indígenas, mas com o tempo e seu envolvimento com a revolução, ele admitiu que estava errado e combateu abertamente o racismo em diversas ocasiões.

“Guevara acreditava na solidariedade entre os povos oprimidos, independentemente da raça, e buscava promover a igualdade dentro do contexto revolucionário”

Fontes: Diários de Motocicleta (Ernesto Che Guevara), Che Guevara: A Biography (Daniel James), Che Guevara: A Revolutionary Life (Jon Lee Anderson), Documentos e arquivos sobre os campos de trabalho UMAP e Guerrilha: A História de Che Guevara (Richard Gott). 


Com isso, eu finalizo minha curta pesquisa sobre sua história e abro espaço para minha opinião sobre suas controvérsias e para você, leitor, comentar aqui no blog, se tiver interesse.


Depois das minhas pesquisas, pretendo ler algum livro sobre o assunto, para compreender melhor os fatos históricos (se quiserem posso compartilhar com vocês a leitura). Antes eu não tinha uma opinião sobre Che Guevara, só ouvia pessoas ao meu redor falando que ele era extremamente violento, homofóbico e racista. Mas como sabemos, a voz do povo sempre vem acompanhada de ideologia, de propósito ou não.

Ouvindo isso, criei pré-impressões sobre a figura, mas hoje entendo que grande parte desse ódio direcionado a ele é pelo fato dele ser comunista. 

Como já sabemos, por muitos anos, até os dias atuais, o comunismo é visto como um terror e um mal para a sociedade, devido a grande influência dos Estados Unidos ao redor do mundo e especialmente no Brasil, em um período pós-socialista.

E com “pós-socialista”, eu quero dizer pós fim da Guerra Fria e da União Soviética. Uma era marcada pela ascensão dos ideais capitalistas, em que as pessoas, mesmo não sabendo nada sobre o comunismo, o repudiam.

Assim, informações falsas sobre figuras históricas relacionadas ao comunismo e à União Soviética são naturalizadas e aceitas, sem uma investigação real sobre o assunto. Assim mostrando como essas mentiras sobre Che Guevara não são surpreendentes, de forma que prova a extrema importância de discutirmos assuntos que não são necessariamente sobre os Estados Unidos e os grandes países emergentes.


Espero que meu discurso não tenha ficado confuso, pois já li diversos textos políticos e geopolíticos, de forma que eu posso, sem querer, ter deixado meu texto mais complexo do que o necessário. Por favor, deixem um comentário com a sua opinião, quero ser o mais clara possível.


Mel
"Porque o imperialismo em sua essência é o que transforma homens em bestas"
"Sonhas e serás livre de espírito. Luta e serás livre na vida"
Che Guevara


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O que eu estou fazendo aqui?

Sobre abismos (epifania)